Reter a bola na frente foi decisivo para o Vasco buscar o empate

O Botafogo ficou confortável e destruiu a estratégia do Vasco no primeiro tempo, mas a entrada de Thales e Juninho foi decisiva para o empate.

Dorival planejou sair no contra-golpe com 4 meias alinhados no meio-campo, mas os 2 gols em falha de Diogo Silva destruíram a estratégia: obrigou o Vasco a avançar as linhas e tentar achar espaços (209 passes trocados no primeiro tempo). Faltou criação e entendimento nos setores para criar situações de perigo e uma referência na frente para prender a bola.

Mesmo com time reserva, o Botafogo manteve a organização de seu time titular: laterais bem abertos e se projetando como elemento surpresa, troca de passes verticais e velocidade no 4-2-3-1 de sempre. A vantagem não diminuiu a produção ofensiva do time, que finalizou mais que o Vasco no primeiro tempo (12 x 8).

1

Juninho e o jovem Thales tentaram solucionar os problemas: o primeiro deu a visão de jogo que faltava e o segundo foi a referência para prender a bola na frente e acionar os meias. Repaginado num 4-1-4-1, o Vasco conseguiu roubar a bola já no campo do Botafogo e Thales prendia para jogadas de flanco.

Assim saíram os 2 escanteios que originaram os gols vascaínos e os melhores lances, geralmente na direita: Juninho aberto, meias fechando na área e mais presença pelo alto. O Botafogo, que tentou se fechar num 4-1-4-1, perdeu a fluência nos passes e volume de jogo com a postura vascaína.

2

Os meias do Vasco, assim como os do Botafogo, não ficavam restritos ao posicionamento inicial e buscavam as infiltrações e diagonais. O jogo ficou cheio de espaços, aberto e corrido. Um exemplo foi a finalização de Daniel, que driblou uma linha de defesa sem volantes fazendo a proteção.

O clássico confirma a boa aposta nos jovens de General Severiano e serve de alento para o Vasco, que só melhorou quando teve referência na frente.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s