O massacre da “engenharia” ofensiva do Manchester City

O City dominou o jogo no primeiro tempo não apenas pela proposta do United, que prefere recolher as linhas e partir na transição, mas sim pela ofensividade natural de Manuel Pellegrini: linhas avançadas, Touré avançando para as combinações nos lados e Aguero pelo meio, num 4-4-2 cheio de alternativas e equilibrado no ataque.

O City procura os flancos sempre repetindo um padrão: pelo lado, winger, Touré e lateral tabelam e tentam passes em profundidade para encontrar alguém livre de marcação na jogada de linha de fundo. Movimentação intensa que se repete com Aguero, circulando e invertendo com Negredo para fazer a parede ou acionar Nasri, meia que centraliza e organiza quando faltam espaços.

Só foi a partir dos 30 minutos que o United saiu da “casinha” e passou a povoar o ataque no estilo de Moyes e United: trocando passes de um lado para o outro, buscando os cruzamentos ou passes laterais para Rooney ou Welbeck. Fellaini e Carrick organizaram o jogo de trás, mas faltou a referência de Van Persie na frente e também mais objetividade no meio.

O gol no fim do primeiro tempo dificultou o jogo do United, que teve que se abrir ainda mais no segundo tempo. Cenário perfeito para o City, que sabe atacar e também contra-atacar: bloco fulminante na saída e 2 gols nos primeiros 10 minutos.

Moyes colocou Cleverley para melhorar a transição no meio e liberar Fellaini na frente. O City deu domínio territorial ao United, continuou forte nos contra-golpes e só foi ameaçado na cobrança de Rooney. Um massacre em objetividade e ofensividade: 18 finalizações dos Citizens contra 14 do United, mesmo com menos passes trocados (260 x 399) e posse de bola (43% x 57%). Dados via @footstats.

O duro revés de David Moyes não deve colocar fogo no United, pela filosofia de planejamento e natural ajuste ao novo técnico. Pellegrini mais uma vez implanta sua engenharia ofensiva, mas ainda deixa dúvidas: finalmente fará um time com mais recursos funcionar como fez os modestos Málaga e Villarreal?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s