Muricy Ramalho acerta defesas, mas não faz milagre

Um clube deve saber o perfil de um treinador antes de contratá-lo.

Paulo Autuori não é motivador nem salvador. Gosta de pegar times montados e dar continuidade. Mesmo assim, a diretoria do São Paulo o chamou. Em 17 jogos, foram 10 derrotas, 4 empates e 3 vitórias, 25% de aproveitamento: impossível questionar a demissão, mesmo com méritos táticos de um time que parecia se superar. A paciência acabou.

Veio a solução das arquibancadas: Muricy Ramalho. Criticado, o treinador já foi até chamado de inimigo do futebol por montar times pragmáticos, mas inegavelmente vencedores, coisa mais importante no futebol brasileiro.

Foi assim no tri brasileiro com o São Paulo em que Muricy manteve o 3-4-1-2, mas alterou a forma de jogar treinando exaustivamente a bola aérea que Jorge Wagner lançava para as cabeçadas de Borges ou Alex Silva. O meio-campo era nulo: Hernanes podia dar criatividade quando jogava de meia (ainda que não rendesse tanto como volante, junto com Richarlyson), mas a equipe preferia a ligação direta de zagueiros para atacantes. Na defesa, 2 volantes e 3 zagueiros plantados, fase iluminada de Ceni nas cobranças de falta e organização na defesa:o famoso “Muricybol”.

No Palmeiras, o estilo foi milimetricamente copiado, mas as lesões de Maurício, Cleiton Xavier e Pierre minaram a equipe, que não assimilou o estilo e de líder passou a quinto lugar. Mantido em 2010 após o vexame, não teve elenco e foi demitido após 6 meses: seu pior trabalho e curiosamente o último time do “Muricybol” puro.

É impossível fazer previsões. Ídolo pelo tri, mas marcado pelas falhas consecutivas na Libertadores, Muricy não é um treinador de “tiro curto” e já admitiu ser avesso a técnicas motivacionais. No atual estado do Tricolor, motivar e vencer a curto prazo é necessário. Muricy arruma defesas e ganha, mas não faz milagre. O São Paulo precisa de um?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s