A sincronia de movimentos do 3-5-2 de Renato no Grêmio

Após experimentos com seu esquema predileto, o 4-3-1-2, Renato Gaúcho achou o 3-1-4-2 no Grenal 397 e aperfeiçoou o sistema até chegar no G-4 do Brasileirão, com proposta simples e funcional.

No primeiro tempo contra o Fla o Grêmio foi obediente e organizado: Barcos e Kléber no meio, deixando zagueiros livres. Ramiro e Riveros encaixotando os volantes adversários e Souza cuidando da cobertura para Telles e Pará marcarem na frente. Se o Fla atacasse pela direita, Pará voltava e Ramiro marcava pelo lado, formando duas linhas. Se a jogada era pela esquerda, Telles alinhava numa linha de 5 na defesa e Riveros cuidava do cerco a Val.

Sem Elias, o motor rubro-negro, Mano repaginou o time num 4-2-3-1 mais definido, mas sem saída de bola e novamente com espaços entre as linhas. Repleto de garotos, o time carioca pecou pela falta de velocidade na transição e pela engessada direita, de onde Fernandinho e Val não se entendiam.

Perdendo, Mano lançou Adryan e Nixon para oxigenar o meio rubro-negro. O camisa 29 espetou na direita para prender Telles, enquanto Adryan tentou cumprir o papel de Elias na armação. Renato manteve a proposta de “jogar em reação”, com Ramiro mais a frente para alimentar Barcos e Kléber na transição. O Fla rodou a bola (teve 20 giradas de jogo), ganhou território e manteve a organização, mas teve pouco ímpeto para finalizar a gol.

Os números não mentem o domínio tricolor: mais finalizações (6×4), maior acerto nelas (4×0), acerto maior nos lançamentos (22×10) e superioridade nos desarmes certos (24×11), tudo seguindo a proposta com menos posse (38%). Dados via @footstats

Quarta vitória seguida no BR e G-4 consolidado ao Grêmio de Renato Gaúcho. Será que dá para buscar o título?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s