Mexidas de Mano e Oswaldo definiram o empate

As compensações táticas que Oswaldo de Oliveira criou para efetivar Seedorf no Botafogo demoraram a surtir efeito, mas já são promissoras: mobilidade de Vitinho, Lodeiro e Rafael Marques, que voltam e trocam para “Cidão” guardar o fôlego na esquerda. Com a bola, velocidade, mobilidade e toque envolvente e vertical. Com belo gol de Rafa Marques, o Bota só não fez mais por erros na finalização.

O Flamengo começou no 4-4-1-1 com com C. Eduardo mais perto de Moreno, mas deu espaços na entrada da área e só foi esboçar ataque quando Mano repetiu o posicionamento contra o Vasco: o 4-2-3-1 com Cadu na direita, Gabriel centralizado e Paulinho na esquerda. Mas finalizou pouco com Moreno sem bolas limpas.

Mano voltou com Luiz Antônio e Adryan. Com Elias junto aos meias e entrando na área, quase num 4-1-4-1, e Moreno abrindo pela esquerda com Paulinho e J. Paulo, o Fla dominou o segundo tempo inteiro com intensidade e muito chute. O camisa 8 foi o destaque organizando o jogo e concluindo, de onde saíram 2 gols anulados.

Oswaldo de Oliveira recuou demais o Botafogo já no começo do segundo tempo. Renato, no lugar de Vitinho, atuou na esquerda para marcar Elias. Com Rafa Marques aberto pela direita e Seedorf na frente, o Bota foi lento e de contra-golpe pouco foi efetivo. Renato deu lentidão ao toque de bola e a blitz flamenguista parou em inúmeras intervenções de Jefferson, até que Elias, o melhor do Fla, empatou no último lance.

O Glorioso cresce quando joga com velocidade e trocas de posições, no ritmo de Seedorf. Com um domínio tão grande no primeiro tempo, poderia matar o jogo logo. Já o Flamengo ainda precisa melhorar, mas tem padrão e um treinador de visão. Pode se salvar e conseguir algo mais esse ano.

O Botafogo, como em outras temporadas, ainda dá a impressão que poderia mais. Dessa vez foi o excessivo recuo de Oswaldo num jogo que valia a liderança. Resta aprender com erros de 2010, 11 e 12 e finalmente traduzir bom futebol em título.

Siga o autor no Twitter @leoffmiranda

Curta a página do Painel Tático no Facebook

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s