O tradicional e o moderno se juntam no 20º título inglês do Manchester United

Ao vencer o Aston Villa por 3X0, o Manchester United confirmou o seu 20º título inglês. Com ele, o clube se torna o maior vencedor do Campeonato Inglês na terra da Rainha, coroando o sucesso de 3 décadas da junção de tradição e modernidade de Sir Alex Ferguson.

O título é histórico por ultrapassar o Liverpool em campeonatos ingleses, algo inimaginável nos anos 1980. Mais marcante ainda é a figura de Sir Alex Ferguson, que no alto de seus 71 anos apresenta o vigor e a vontade de se renovar como Guardiola, mas se mantém fiel a suas convicções como Scolari. É o mais tradicional e ao mesmo tempo um dos mais atualizados técnicos da atualidade.

alexferguson_get_95

É o título de uma fórmula vencedora construída por Ferguson: contratação de jovens destaques e sensações e aposta em jogadores da base, sempre no 4-4-2 que pode variar para o 4-1-4-1 ou o 4-2-3-1. O velho 4-4-2 disposto em duas linhas possui dinamicas e execuções que se atualizam e se adequam ao futebol de cada tempo.

A começar pelo primeiro título ingles do técnico, em 1993. Ferguson preservou as linhas compactas do 4-4-2 praticado na Inglaterra, assim como o estilo pragmático. O United nunca jogou de forma ofensiva com Fergie, mas sim de forma equilibrada: ataque e defesa com eficiencia. Na goleada de 4X0 no Tottenham, a compactação do time no ataque pode ser observada na imagem, onde 9 jogadores do United estão no campo dos Spurs.

compctação

A chegada de Cantona abriu possibilidades a Ferguson, que percebeu que se Eric saísse da área para armar o jogo, um zagueiro iria junto, abrindo um buraco na defesa que wingers poderiam aproveitar. Além disso, era uma forma de ganhar um jogador no meio e ter superioridade numérico no setor. Estava nascido o 4-2-3-1, aperfeiçoado depois por Wenger no Arsenal. Na imagem, Cantona recua para armar a jogada e leva um zagueiro com ele:

cantona áreaA receita se mostrou vencedora: com Roy Keane, Scholes e Beckham, conquistou títulos nacionais em 95-96, 96-97, 98-99, 99-00 e 00-01 e a muito comemorada tríplice coroa de 1999, onde precisou dos 4 minutos finais para despachar o Bayern e uma falha de Marcos para vencer o Palmeiras na final do Mundial.

Com Cristiano Ronaldo, Evra, Van der Sar, Giggs e Scholes, conquistou a Europa em 2007-08 e a Inglaterra em 2006, 2007 e 2008, mesmo com o Chelsea gastando cada vez mais e o rival City crescendo. E inovou ao não usar centroavantes clássicos, mas atacantes de velocidade e mobilidade que abriam como wingers para deixar Cristiano Ronaldo mais perto da área, novamente num 4-4-2 bem executado e muito junto em campo.

MAnchester 2008

Agora com Van Persie, é supremo na Inglaterra, apesar dos grandes investimentos do Chelsea e do City e do grande trabalho de Villas-Boas no Tottenham. Manteve a tradição de  estilo pragmático, defesa sólida e compacta e saída rápida para o ataque. Mas atualizou-se ao usar Rooney como volante no 4-2-3-1 dominante no United em 2012 e 2013: o futebol moderno necessita de jogadores que possam marcar e jogar, já que o espaço está cada vez estreito na frente e as jogadas de ataque comecem atrás, com a posse de bola. Rooney, hoje, pode jogar de volante, meia e atacante.

MAnchester 2013

O moderno Rooney e o tradicional Giggs fazem do Manchester United o mais poderoso time inglês dos últimos 20 anos, comandado pelo pulso firme de antigamente e pela visão a frente de seu tempo de Sir Alex Ferguson. Uma lenda viva que atualiza táticas vencedoras do passado para conquistarem no presente.

Wallpaper_MANCHESTER_1920x1160_2

Anúncios

2 thoughts on “O tradicional e o moderno se juntam no 20º título inglês do Manchester United

  1. Rooney de volante?? Só Fergunson no auge de sua sabedoria tática faria isso, grande treinador. Meu sonho era fazer um estágio com ele e aprender como ser este grande Manager. Belo texto e analises

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s