Botafogo é móvel, organizado e já é absoluto no Rio de Janeiro.

Pergunte a qualquer torcedor botafoguense se a saída de Oswaldo de Oliveira do comando técnico do Botafogo não era vista como a melhor solução para o time construir caminhos melhores em 2013? No entanto, a correta diretoria botafoguense, que se destaca pela boa gestão nos últimos anos, manteve o técnico e a base do elenco e reforçou a defesa, setor mais carente do time em 2012.

Com tempo para impor sua filosofia e avaliado pelo trabalho, e não pelo resultado, Oliveira pode treinar e aperfeiçoar o 4-2-3-1 que escolheu antes mesmo de assumir o time no ano passado. Já sabendo das limitações físicas – e do talento incomparável – de Seedorf, Oliveira bolou um 4-2-3-1 móvel, mas muito organizado que ganhou a Taça Guanabara do Flamengo, pondo fim a uma sequência sem vencer o rival Flamengo, e é absoluto no Rio de Janeiro, com 8 vitórias em 8 jogos da Taça Rio.

oswaldodeoliveira_ivogonzalez_glo

Na estréia da Copa do Brasil, contra o Sobradinho, o 4-2-3-1 permaneceu, com a característica troca de posições entre o quarteto ofensivo. Ainda que os primeiros 30 minutos foram marcados por certa pressa do Botafogo em chegar ao gol, o time manteve a organização que impera nesses meses: movimentação para abrir espaços, apoio alternado dos laterais e compactação sem a bola para ajudar os volantes e laterais.

Botafogo

Oliveira foi o responsável por trazer Rafael Marques do Japão, mas o criticado atacante demorou a fazer um gol pela Estrela Solitária. Muito porque não é centroavante, apesar da estatura. Sabendo disso, Oliveira o efetivou na referência, mas com a bola Marques abre pelos lados para puxar a marcação e liberar Lodeiro, F. Gabriel ou Seedorf na área. Essa dinâmica é aproveitada ofensivamente: pelo menos 5 jogadores estão no campo adversário quando o Botafogo toca a bola: o quarteto ofensivo e um lateral. Sem pressa, o time roda o jogo procurando o passe final de Seedorf ou a velocidade de Lodeiro.

Botafogo no ataque copy

Quando perde a posse, Lodeiro, F. Gabriel e Rafael voltam para esperar a bola roubada dos volantes e o time se fecha. Seedorf fica mais a frente, em uma das pontas, geralmente a esquerda, ou na referencia, para preservar o folego e guardar a perna para os dribles de corpo que lembram Garrincha ou na tradicional classe que encanta cariocas e brasileiros.

bota se defendendo

Contra o Sobradinho, Oliveira manteve o esquema, mas perdeu Lodeiro no segundo tempo, por lesão. Vitinho entrou com velocidade, mas o time brasiliense se fechou e o Bota teve dificuldades para penetrar na área. Oliveira recuou Fellype Gabriel como volante, lançou Bruno Mendes e adiantou a marcação, passando a jogar no campo do Sobradinho. O time brasiliense travou o Botafogo, que abusou de bolas aéreas e não teve pressa para tocar a bola. Mesmo com mais posse de bola e organização, o Botafogo não superou a retranca e o jogo terminou sem gols.

Botafogo 2

Curiosamente, o futebol do Botafogo é o que mais lembra o verdadeiro futebol brasileiro que o time sabia jogar na década de 1960: toque de bola e drible, não posse sufocante. Com a bola, jogadores tocam e ultrapassam, criando tabelas com muita velocidade e chegando no ataque com frequência.

Seedorf, o craque holandês, é a Estrela Solitária do time e líder de um jovem elenco, mas a gestão de Maurício Assumpção e o bom trabalho de base que revelou Cidinho, Jadson e Dória são os ingredientes que fazem o Botafogo ser um dos melhores times nesse primeiro semestre no Brasil. A temporada e os testes mais difíceis mostrarão se o Bota consegue se desfazer da falta de decisão das últimas temporadas e conseguir, finalmente, valorizar seu nome no cenário nacional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s