A noite de milagre e de Mito do São Paulo

O que muitos davam como inacreditável aconteceu: o São Paulo se classificou para as oitavas-de-final da Libertadores da América, com a estrela de seu maior ídolo, que decidiu na única jogada construída pelo time. Já o Galo vive seu melhor momento em anos, mas o futebol irreconhecível da primeira etapa é um alerta: sentirão os comandados de Cuca a pressão pelo favoritismo e o longo jejum atleticano como sentiram no Morumbi?

Na decisão contra o Galo, o 4-2-3-1 de Ney Franco não contou com Luis Fabiano, Jadson e Osvaldo. A solução foi tentar manter o drible pelas pontas com Osvaldo e proteger a frágil defesa com Paulo Miranda. Lúcio voltou, pela liderança. E o Galo, sem Tardelli e Bernard, ambos lesionados, tentou manter o jogo de muitos lançamentos para Ronaldinho e Jo e velocidade com Serginho e Luan. Mas nada funcionou, para nenhum lado.

Primeiro porque Cuca se preocupou muito em para o São Paulo e individualizou a marcação, como costumeiro em sua carreira: Osvaldo foi encaixotado por Marcos Rocha, Serginho e Léo Silva, Ganso foi vigiado por Pierre, Richarlyson ficou com Douglas e Jo e Ronaldinho voltaram para bloquear a saída dos volantes. Com tão pouco espaço, ficou a cargo do driblador Osvaldo e do rápido Luan o “furo” nas retrancas. Mas as bem postadas defesas ganharam todas, em especial Réver, e Jo e Ronaldinho não conseguiram prender a bola para a diagonal dos ponteiros atleticanos. Primeira etapa tão travada que teve apenas uma finalização.

São Paulo X Galo 23 min

Cuca viu e lançou Alecsandro no lugar de Luan no segundo tempo, para manter a bola do Galo na frente, esperando a chegada dos meias. A dinamica repetida travou o meio, até que o São Paulo resgatou sua melhor jogada – o contragolpe – e Aloísio sofreu penalti, cobrado por Rogério Ceni, o Mito. Que deixou as falhas no jogo anterior para ser o maior artilheiro do clube na competição e resgatar um quase morto São Paulo.

Cuca respondeu imediatamente com Neto Berola no lugar de Serginho, resgatando a velocidade que perdeu com a saída de Luan. O jogo virou de lado, mas faltou uma jogada diferente da bola aérea para o Galo, muito lento na saída de bola e sem o pivo de Jo. Jogando no campo de ataque do São Paulo, o Galo teve mais uma vez dificuldade para furar o bem postado Tricolor, que foi inteligente, se fechou e jogou a bola em Osvaldo para desafogar. E num contragolpe Ademílson decidiu.

São Paulo X Galo segundo tempo

Mesmo com a classificação, o São Paulo dececpionou. Muito se esperava do campeão da Sulamericana e dono de envolvente futebol no segundo turno. Sem Lucas, Ney tentou Douglas e Aloísio para a direita do 4-2-3-1, mas viu sua defesa ser cada vez mais vazada pela fase técnica de Rodolpho e Lucio. Na Argentina, tentou um 3-5-2 que redescobriu Edson Silva, mas falhou ofensivamente. E contra o The Strongest, as decisivas falhas de Ceni afundaram o time. Não precisava ser tão difícil, mas a muito suada classificação não esconde os problemas do time e os nomes milionários que não responderam.

Já o Galo continua como favorito pelo vibrante e ofensivo futebol jogado. Mas não pelo primeiro tempo confuso e estático no Morumbi, onde apenas se defendeu e não chegou ao gol adversário. Saber acalmar o jogo e furar retrancas contra times mais fortes tecnicamente é um fator decisivo para ir bem numa competição tão disputada como a Libertadores. Mas tremer e viver de uma jogada só pode mostrar de novo o “Efeito Cuca”.

O mesmo duelo acontecerá nas oitavas-de-final. Os deuses do futebol reservam muita emoção num confronto em que o favoritismo desaparece quando o árbitro apita o jogo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s