Barcelona ainda é favorito, mas o PSG mostrou que tem alma.

O PSG não comemorou nenhum pouco quando descobriu que seu oponente era o poderoso Barcelona nas quartas-de-finais da Champions League. Mas o empate por 2X2 no Parc des Princes foi bom para o PSG, que pode surpreender no Camp Nou com a mesma postura ofensiva do primeiro jogo.

No 4-3-3 que varia para o 3-4-3 com a projeção de Daniel Alves, o Barcelona teve posse de bola e troca de passes como costume, mas penou na defesa pelo trabalho de Lavezzi, recuando para matar a saída de bola de Busquets – prática adotada por Emerson no Mundial e Neymar na Seleção – e pela distância entre as linhas que não é mais tão apertada como no sobrenatural time de 2009 e 2011. Messi repetiu posicionamento e partiu da direita para a referência, abrindo caminho a Daniel Alves.

Os 11 iniciais e a postura do PSG de Ancelotti surpreenderam e justificam o desempenho defensivo do Barça: Beckham, Pastore, Matuidi e Lucas foram bem na segunda linha do 4-4-2 francês. Marcando os motores do Barcelona, Xavi e Iniesta, o PSG conseguiu travar por momentos a dinâmica e foi ofensivo com Lucas para cima do preso Jordi Alba.

O primeiro tempo foi de boas chances, com o Barça abrindo o placar com trivela perfeita de Daniel Alves para Messi, que saiu no intervalo por lesão e ficará semanas afastado – mal sinal ao Barça. O PSG marcava com ímpeto mas parava em Valdés.

No segundo tempo o PSG avançou as linhas e tocou a bola no campo do Barça, coisa inimaginável há uns anos atrás. Ibra impedido empatou, mas o time francês já merecia o gol pelo ímpeto ofensivo. Ainda deu tempo de Xavi cobrar pênalti e colocar o Barça em vantagem, mas o merecido empate veio em chute que Valdés bizonhamente aceitou.

O Barcelona não é mais o imortal que trucidava seus adversários e hoje os confrontos são mais equilibrados. A dinâmica de jogo mudou depois da saída de Guardiola e a doença de Tito abalou o elenco. Mesmo sem Messi, a válvula de escape do time e referência, o Barça ainda é favorito, mas pode ser surpreendido por um PSG que começa a traduzir dinheiro em alma.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s