Improvisar pra que, Mancini?

Intensidade. Foi assim que o Manchester City encerrou um jejum de 44 anos em jogo cardíaco contra o Queen Park Rangers, com direito ao gol da virada e do título aos 49 minutos. Na Premier League de 2011-12, o City atuou num móvel 4-4-2, com Silva circulando por todo o campo para armar e Nasri ou Milner marcando e jogando. Muitos gols e início e fim arrasador foram as armas que levaram o City ao tricampeonato ingles, apesar de Roberto Mancini jamais ter definido um time titular ao longo da competição.

Na temporada de 2012-13, o City reforçou o elenco e não esconde que a prioridade é a Champions League, competição da qual foi vergonhosamente eliminado na primeira fase no ano passado. Apesar disso, o time não vai bem: um empate e uma derrota na competição internacional, e 3 vitórias e 3 empates na competição nacional, ainda longe das primeiras posições.

Pela 7ª rodada da Premier League, o City jogou contra o Sunderland em um 4-2-3-1 bastante mexido, no rodízio característico de Roberto Mancini. Após o frustrante empate com o Dortmund dentro de casa, Mancini sacou Nasri e Aguero e posicionou Balotelli como o meia central mais agudo, se juntando a Tévez no ataque. Silva, atuando na direita, fez grande partida: recuava, armava e circulava por todo o campo para compensar a partida apagada do atacante italiano e de Yaya Touré, mal posicionado mais a esquerda. Sem perigos na defesa, o City não encontrou dificuldades para marcar o 4-4-2 ingles do Sunderland e manteve a posse de bola (terminou com 68% da posse), mas muitas vezes pouco efetiva, e só chegou ao gol em falta brilhantemente cobrada por Kolarov.

A fraca partida de Balotelli logo fez Mancini inverter o posicionamento com Touré, que passou a organizar o jogo no centro. Com isso, o City ganhou profundidade pelos lados. No segundo tempo, Mancini lançou Aguero no lugar de Balotelli. O argentino logo aproveitou jogada de Silva e cruzamento de Kolarov para marcar o segundo tento. O City avançou suas linhas e passou a pressionar, principalmente pelas jogadas de Silva, e ainda marcou mais um em cobrança de falta de Milner. O espanhol até agora é o melhor do time, se movimentando muito por todo o campo. Não a toa, é um dos poucos dos que jogam em posição em que se sente a vontade.

O Manchester City tem um dos melhores elencos do mundo, mas esbarra nas improvisações e no rodízio desnecessário promovido por Mancini. Yaya Touré, que brilhou como segundo volante temporada passada, jogou de meia e até de segundo atacante essa temporada. Contra o Sunderland, Balotelli jogou mal por conta que não é meia central, mas estava escalado por ali. Sem um time titular, a equipe até vai bem na Premier League pela superioridade técnica, mas peca na falta de entrosamento e jogo definido na Champions League.

O City parece ter aprendido a receita de que campeonatos longos requerem muitas peças de reposição, já que o rodízio de Mancini dá certo na Premier, mas ainda não sabe se comportar em competições mata-mata. Mancini deve achar um meio de acabar com as improvisações e o rodízio e finalmente conquistar a tão sonhada Champions League, título que o treinador deixou escapar tantas vezes quando estava no comando da Inter de Milão.

Anúncios

2 thoughts on “Improvisar pra que, Mancini?

  1. Fraca partida de Yaya Toure ? Vimos jogos diferentes.. Desculpe. Nenhuma frase sobre a partida do tão combalido e eleito MVP Kolarov ?

  2. O Yaya Toure estava na posição errada. Ele joga muito de volante, não como um meia pela esquerda. No segundo tempo ele recuou e melhorou. Quanto ao Kolarov, foi decisivo. O City vai bem nas bolas paradas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s