Instável São Paulo peca pela falta de jogo coletivo

Com a vitória do Vasco, o São Paulo entrou na rodada sem chances de ir ao G-4. Com a obrigação de perseguir a vaga para a Libertadores, Ney Franco escalou o time titular do Morumbi, com a ausencia de Luis Fabiano, cortado por lesão. O desempenho do time no empate em 1X1 com Loja, do Equador, pela Sulamericana, deixou o técnico satisfeito, embora os defeitos do time sejam persistentes.

No Couto Pereira, o São Paulo começou no 4-2-3-1, usado desde que Ney Franco descobriu Osvaldo como titular. Em jogo morno, o São Paulo levou pouco perigo a meta coxa branca, principalmente por ser pouco incisivo: Jadson, atuando mais recuado, se encarregou da criação para Osvaldo e Lucas decidirem  na jogada individual, já que Ademílson foi pouco participativo como referencia. Paulo Miranda improvisado na lateral direita ficou mais contido para Cortez avançar. O Coritiba neutralizou Lucas e Osvaldo e explorou os espaços deixados por Cortez, tanto que o melhor jogador da primeira etapa foi Rafinha. No mesmo 4-2-3-1, o Coritiba dominou, mas foi pouco incisivo por conta da pouca participação de Roberto e dos volantes.

Na segunda etapa, Ney Franco percebeu a fraca partida de Ademílson e o lado direito pouco explorado: lançou Douglas no lugar do centroavante e Casemiro na vaga de Paulo Assunção. Com Ruidiaz no lugar de Lincoln, o Coritiba avançou as linhas e Rafinha converteu penalti aos 15 minutos. Logo após o gol, o São Paulo se posicionou num equivocado 3-4-1-2 que marcou mal e passou a depender de lampejos de Lucas e Osvaldo para chegar ao gol. Sem sucesso, porque o Coritiba manteve o 4-2-3-1 bem posicionado, marcando atrás da linha da bola e saindo rápido. Foi numa dessas saídas que Rodolfo parou a jogada e recebeu seu segundo amarelo, deixando o São Paulo com 10.

Sem jogar bem, o time da capital paulista achou o gol em sua jogada tradicional: individualidade de Osvaldo, que aproveitou falha dos volantes coxa branca para bater no canto esquerdo de Vanderlei. A 4 pontos do G-4, o São Paulo parece perder consecutivas chances de entrar na zona de classificação a Libertadores por conta da instabilidade do time, que sente muito a falta de Luis Fabiano e joga mal quando Lucas ou Osvaldo não estão bem.

Com a estréia de Ganso ainda longe e a saída de Lucas no ano que vem, o São Paulo permanece uma incógnita. Falta mais jogo coletivo e volantes que participem da criação com Jádson. Com Ganso, Wellignton e Luis Fabiano, o São Paulo tem qualidade individual, mas falta compactação e participação dos jogadores.

Anúncios

3 thoughts on “Instável São Paulo peca pela falta de jogo coletivo

  1. concordo. ney diz que ta ofensivo, escalando 3 atacantes. mentira. oswaldo e lucas voltam e qdo spfc rouba bola estao muito atras. jadson tb. gosto de ver o meio em losango. wellington, denilson e maicon e jadson. na frente, com jadson armando mais soltoate poderia ser lucas e oswaldo. nao atoa o spfc sofreu mto ofensivamente nos ultimostres jogos em que, supostamente, foi ofensivo.

    • Gustavo, concordo. A trinca de meias atrás do Luis Fabiano não funciona porque eles não trocam de posição e sempre estão muito atrás. Para chegar ao gol, usam de velocidade, como foi na melhor partida do São Paulo no ano, contra o Botafogo: troca de passes em velocidade e constantes mudanças de posicionamento. O losango é uma boa possibilidade, principalmente com Ganso: para o ano que vem, um 4-3-1-2 com Wellignton, Denílson e Ganso e Jadson no meio, com Ganso armando de trás, como um volante. No ataque, Luis Fabiano e Osvaldo.

  2. Pingback: Mudança de Kleina foi fundamental para vitória tricolor « Painel Tático

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s